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MARKETING DE AFILIADOS MOVIMENTA 5% DO FATURAMENTO DO VAREJO BRASILEIRO COM E-COMMERCE.


Marketing de afiliados movimenta 5% do faturamento do varejo brasileiro com e-commerce
Nos Estados Unidos este índice é de 23%. Para Isabela Ventura, diretora do Lomadee, estes números representam o potencial de crescimento deste mercado no País, que deve movimentar R$34 milhões em 2014

O e-commerce impulsionado pelo marketing de afiliados no Brasil representa atualmente 5% do faturamento do segmento de varejo, enquanto que nos Estados Unidos chega a 23%. A estimativa apresentada por Isabela Ventura, diretora da Lomadee, empresa da Buscapé Company especializada no segmento, revela um cenário com grande potencial para o crescimento da monetização de sites e blogs no País. A perspectiva é de que o e-commerce no Brasil movimente cerca de R$ 34 milhões em 2014.

Isabela foi uma das palestrantes do primeiro dia do Afiliados Brasil São Paulo – Congresso Brasileiro de Marketing de Afiliação, evento pioneiro no País que recebe até sábado (31) mais de 600 congressistas interessados nas principais estratégias e ferramentas para rentabilizar os negócios digitais por meio da indústria de afiliação. O evento acontece no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP) e reúne os principais atores deste mercado (afiliados, anunciantes e plataformas) para reforçar o potencial do marketing de afiliados.

Ela proferiu a palestra acompanhada pelo gerente de Negócios da Lomadee, Daniel Kaminitz, que também ressaltou o perfil promissor do segmento. “As agências de comunicação estão olhando com mais interesse para o mercado de afiliados. O Brasil só perde para o Japão no alcance mundial de blogs”, frisou. Em relação a isso, ambos apontaram o setor de moda como o tema do momento. “É um segmento que merece atenção por quem quer trabalhar com monetização pelo crescimento das transações comerciais que tem apresentado por meio da afiliação”, disse Isabela.

O segmento já tem um grande desafio pela frente, segundo Isabela e Daniel: o mobile-commerce. “Cerca de 30% do tráfego do Buscapé já é mobile. É um índice que esperávamos alcançar daqui um ano e meio. Todos foram pegos de surpresa e nossas atenções estão dedicadas a isso. Estamos com uma unidade de inovação estudando alternativas para apresentar para o varejo e para os publishers, que ainda não estão preparados para a plataforma”, disse Isabela Ventura.

Rodrigo Nascimento: Empreendedorismo digital requer esforço e técnica

“Marketing de Afiliados não é ganhar dinheiro sem trabalhar. Envolve sim diversão, mas com muita dedicação e esforço”. O recado é de Rodrigo Nascimento, sócio-diretor da Buscar ID, empresa que atua no mercado mineiro e nacional com Marketing Online. Ele também foi um dos palestrantes do primeiro dia do Afiliados Brasil São Paulo e abordou o tema “Otimizando resultados contando histórias – Estratégias e pontos essenciais que devem ser trabalhados na venda de um produto e que a maioria das pessoas esquecem ou deixam de trabalhar”.

Nascimento apontou os principais aspectos técnicos que tornam um empreendimento digital atraente e competitivo, tais como o call to action (CTA), links ou funções de uma página que levam os usuários a realizar ações. “O primeio objetivo de uma boa página na internet é entregar aquilo que o usuário veio procurar e nisto um bom CTA resolve. Não adiantar oferecer várias coisas ao mesmo tempo”, explicou. Outro aspecto fundamental destacado por ele é o relacionamento: “Estabelecer a comunicação da forma mais pessoal possível aumenta a conversão. Isso é fato”.

Os sete erros mais comuns cometidos por um empreendedores digitais também foram abordados por Rodrigo Nascimento. Ele elencou alguns deles: não se preocupar com o design; não criar conteúdo focado no usuário, mas sim para mecanismos de busca; não hospedar o site em um bom servidor; preocupar-se apenas em vender um produto e não com a necessidade do usuário; ser viciado em SEO (Search Engine Optimization); não se preocupar com os afiliados. E, por fim, deixou um recado: “Pesquise o que seus usuários querem de você!”.

Flávio Raimundo: networking nos negócios é essencial

“Networking Estratégico em Eventos – Como executar com sucesso e eficiência uma estratégia de Networking em 90 segundos!”. Este foi o tema da palestra do diretor do Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados – IBMAfiliados, Flávio Raimundo, responsável por abrir o primeiro dia de trabalhos do Afiliados Brasil São Paulo. “Mais importante do que aquilo que você conhece, é quem você conhece”, afirmou no início da apresentação.

Flávio abordou três tipos de networking: Estratégico, Operacional e Ocasional. “Steve Jobs e Steve Wozniak se conheceram em um workshop da HP (Hewlett-Packard) para depois fundarem a Apple. Isto é um exemplo de networking ocasional. Precisamos cultivar a atitude de abertura para expandir os contatos. Em um evento chegue antes e saia depois. Tenha um kit de cartões sempre em mãos. Assim se começa uma conversa produtiva”, explicou.

Ele destacou, também, o que evitar em um networking. “Não haja como o filho de passarinho, que é fominha por natureza. Saiba falar e também ouvir para que o processo avance. Um relacionamento envolve pessoas e não produtos. Além disso, esteja sempre apto a ajudar alguém para estreitar o contato e nunca tente fingir interesse para se aproximar de alguém”, alertou Flávio.

Especialista em vídeo marketing e posicionamento estratégico na internet, Michael Oliveira proferiu a última palestra do primeiro dia do Afiliados Brasil São Paulo com o tema “Você já gravou seu vídeo hoje?”. Ele abordou a maneira mais efetiva para gerar engajamento na internet por meio dos recursos audiovisuais. “Quer aumentar a quantidade de views e gerar engajamento no seu vídeo? Use o gatilho mental como ferramenta para despertar o interesse do telespectador”, afirmou.

Sobre o Afiliados Brasil – www.afiliadosbrasil.com.br

Pioneiro, o Afiliados Brasil – Congresso Brasileiro de Marketing de Afiliação tem o objetivo de mostrar o grande potencial deste mercado e reunir empreendedores digitais, plataformas, anunciantes, agências, publicitários e todo o tipo de usuário que busca conhecer melhores práticas e estratégias de sucesso. No Afiliados Brasil, os congressistas têm acesso a profissionais que detém produtos de alta performance e que inspiram os empreendedores digitais. Assistem cases de marketing digital e internet que serão ferramenta de capacitação para a criação de produtos, monetização de projetos e, até mesmo, para a abertura de novos programas de afiliação. Além de palestras educativas e promoção sistemática de networking, a programação inclui também a Expo Afiliados, área com estandes de produtos e serviços relacionados ao marketing de afiliação. Em 2014, o Afiliados Brasil acontece nos dias 29, 30 e 31 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).

FONTE: LOMADEE
TELEXBOM BRASIL

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