COM INFORMAÇÕES DO PORTAL VEJA
A multa de Genoino: sobrou até uma graninha para o churrasco…
Sobrou até um dinheiro para o churrasco, caso se queira. Ou para doar para as criancinhas pobres. O site criado pela família do petista José Genoino conseguiu arrecadar o dinheiro necessário para pagar a multa aplicada pelo Supremo Tribunal Federal ao mensaleiro. Ele terá de pagar R$ 667,5 mil reais, e o tal site conseguiu amealhar mais de R$ 700 mil.
De fato, não consta que José Genoino tenha enriquecido no poder — coisa que não se pode falar de alguns de seus companheiros. A sua condição de homem humilde, que mora na mesma casa há décadas, vive sendo exaltada em prosa e verso. Mas quem é que disse que isso está em questão? Não está.
José Genoino, como ficou comprovado nos autos do mensalão, integrou um grupo que promoveu o maior escândalo da história republicana. Não, leitor, não é o maior em volume de dinheiro — embora existam indícios de que a investigação não conseguiu ir muito além da superfície. Trata-se do maior escândalo no que concerne aos objetivos e à audácia criminosa.
O mensalão não foi apenas uma maquinaria inventada para pagar, por fora, a conta de alguns parlamentares. O que se pretendeu, no caso, foi criar um verdadeiro Congresso paralelo. Foi, como deixaram claro alguns ministros do STF, uma tentativa de golpe nas instituições.
E o que vemos? O esforço do petismo para transformar os condenados do partido em verdadeiros heróis. A criação do site em favor de Genoino foi mais do que uma operação familiar. Trata-se de uma iniciativa de caráter político. Ao fazê-lo, os petistas deixam claro que não dão muita bola para as leis e os tribunais. Em vez de uma postura discreta, de reverência à Justiça, o que se vê é uma clara posição de desafio e até de confronto.
Os administradores do site publicaram a seguinte mensagem: “Essa é uma vitória não nossa, mas de todos aqueles que não querem se calar diante das injustiças; de todos os que sabem que a história de José Genoino sempre esteve relacionada apenas à luta por causas, sonhos e projetos coletivos”.
Entenderam? Quando um petista é condenado por ter cometido crimes, esses crimes se convertem em virtudes, e o Judiciário é que se transforma no vilão. É claro que se trata de uma postura vergonhosa — mas se deixar intimidar pela vergonha não é exatamente um hábito na vida pública brasileira.
Por Reinaldo Azevedo