
COM INFORMAÇÕES DO BLOG REDEEFE
O que Vitor Sorano, Mikaella Campos e Vinicios Valfré têm em comum? Sorano, com mestrado em Lisboa, foi vencedor em duas modalidades do 1º Prêmio iG de Jornalismo: “Repórter que mais audiência levou para o portal iG em 2013” e “Destaque em
mídias sociais”. Os dois prêmios são decorrentes de reportagens sobre empresas de marketing multinível no Brasil, dentre elas, a mais acessada foi: “BBom: contas são bloqueadas pela Justiça por suspeita de pirâmide”.[1] Mikaella Campos, que escreve para um jornal menos expressivo, AGazeta, em Vitória no Espírito Santo, ganhou notoriedade com o caso Telexfree. Já na CBN, o Jornalista que ganhou destaque foi Vinícius Valfré, também apresentando notícias sobre a Telexfree. Este blog tentou contactar a jornalista Mikaella Campos, ela se negou, dizendo que poderia ter complicações em seu trabalho, caso concedesse entrevistas.
Escrever e apresentar matérias sobre marketing multinível, no Brasil, tornou-se um negócio lucrativo devido à grande busca por termos relacionados a esse tipo de negócio. No ranking Google Zeitgeist 2013 o termo Telexfree ficou em segundo lugar, como palavra mais buscada no Google.[2] Divulgadores das empresas de marketing multinível denunciam essas reportagens com “mídia marrom” e comprometidas com empresas e políticos corruptos que estariam financiando esse tipo jornalismo.
